RIOBALDO: O SABER ESTÁ NO CAMINHAR PARA A SABENÇA

Por: Evandro Faustino - 20/10/2020

Guimarães Rosa, através de seu personagem Riobaldo, ensina que “O real não está na saída nem na chegada. Ele se dispõe para a gente no meio da travessia”. 

 

Vamos, inspirados em Rubem Alves, aplicar esse aforismo para a educação:  Na formação humana, nós só aprendemos algo enquanto “estamos indo”, isto é, enquanto estamos no trâmite de fazer algo, de pesquisar determinado assunto, de pesar hipóteses e encontrar caminhos.  Observemos um menino pequeno que aprende a amarrar o cordão de seu tênis, ou que ensaia as primeiras pedaladas em sua bicicleta.  Observemos a menina que estreia os primeiros patins que ganhou. Eles aprendem no ato de tentar, experimentar, fazer suposições.  

 

Aprende não é “saber” algo pronto e acabado, mas caminhar para essa sabença. O bom educador não apresenta o resultado, mas indica o caminho, porque é no percurso desse caminho que o educando irá encontrar, firmar e confirmar seu conhecimento. 

 

Há instituições que se afirmam escolas, e que praticam o ensino de forma diversa. Seu objetivo não é que o aluno pense, entenda e aprenda, mas que simplesmente saiba. Daí, “ensinam” apenas mostrando o fim: “Anote aí: ácido mais base resulta em sal mais água”. “Anote aí: ângulos alternos internos são iguais”.  “Anote aí: “A Idade Média foi a idade das trevas”. 

 

O aluno anota, repete na prova, e esquece. Ou – pior ainda – incorpora um conceito que lhe foi impingido e que não sabe demonstrar.  Não aprendeu, só decorou. Não aprendeu porque o professor só lhe adestrou mostrando o fim, sem indicar o caminho que a inteligência percorre para afirmar ou negar esse fim. 

 

Talvez nem mesmo o professor saiba que esse caminho existe e deve ser percorrido, pois talvez ele mesmo não o tenha percorrido, e apenas repete como papagaio aquilo que decorou.  Ou talvez “opine” que, chegando ao fim, os meios não interessam: “O que importa é comer o bolo, e não saber a receita”... E assim, enquanto alguns se preocupam em formar pessoas críticas e autônomas, outros vão “formando”, em série, robôs programados para fazer e não pensar, homúnculos sem personalidade nem vontade, prontos para serem arrastados pela mídia e pela moda...

contato@caminhosecolinas.com.br

Tel: +55 (11) 3427-7730

Rua José Vieira Martins, 270

Pedreira, São Paulo - SP - Brasil

CEP: 04466-025

Como atuamos

Institucional

instagram-logo.png

Unidades

Logo Caminhos Vertical Verde - BRANCO.pn
Logo Colinas Vertical Laranja (Branco).p