OS MODELOS QUE ADMIRAMOS SÃO OS QUE MAIS QUEREMOS IMITAR

Por: Joaquín Polo - 03/11/2020

A criança adota as atitudes de figuras poderosas, como seus pais , para se tornar mais como eles - para ser mais amada, poderosa e aceita. Crianças de dois a sete anos elaboram, segundo Piaget, seus próprios conhecimentos pessoais. " Eles criam sua própria realidade por meio da experimentação." E à medida que se aproximam da adolescência, eles comparam seus pais com seus modelos parentais "ideais".

As crianças, em seu processo de aprendizagem, irão desenvolver seu senso moral, aprendendo a distinguir entre o bem e o mal, a generosidade e o egoísmo, a crueldade e a bondade. O principal agente socializador e transmissor de valores é a família , em particular os pais, que desde cedo a criança se empenhará em imitar.

Portanto, os pais devem se esforçar para ser um modelo adequado , pois será esse modelo que vossos filhos imitarão em seu crescimento moral, e não apenas como mecanismo de defesa.

Convém aos pais que se esforcem por viver os valores que transmitem aos vossos filhos:

 

  • Se esperam que vossos filhos sejam generosos , vamos praticar o desapego, o desapego das coisas materiais, deixe-os nos ver compartilhar nossas coisas.

  • Se queremos que adquiram a virtude da sinceridade , comecemos por dizer a verdade, não trapaceando nem mentindo, mesmo nos menores assuntos. "- Pai, a avó está no telefone ... - Diga a ela que não estou aqui." Isso deve ser evitado, pois com esse comportamento tornamos a mentira boa.

  • Se queremos que sejam leais , amigos dos amigos, comecemos por cultivar nossas amizades, por ser pontuais, por falar a verdade, viver com retidão.

  • Se procuramos ensiná-los a serem limpos e ordeiros a respeitarem o mobiliário da casa, o meio ambiente, damos importância a nunca jogar lixo no chão, a nos ver limpando a casa, e a sempre manter nossa casa em ordem.

  • Para que aprendam a dedicação ao próximo e a atitude de serviço ao próximo, comecemos por amar e respeitar o nosso cônjuge, a nossa família de origem, o nosso próximo e os nossos colegas em todos os momentos e situações.

  • Deixe-os ver o amor, o respeito e o sacrifício de seus pais, um pelo outro e pela família, e por todos os outros, se necessário.

  • Que eles nos vejam na pontualidade, alegres, fiéis à palavra, amigáveis e prestativos.

  • Elimine as constantes reclamações, fofocas e fofocas de nosso comportamento habitual. Que não nos ouçam nunca falar mal de alguém que conhecem, mas que está ausente.


Educar os filhos nada mais é do que lutar, tornando-se melhor a cada dia. 

Fonte: Professor Diego Borges, Colégio Caminhos e Colinas. // Joaquín Polo ( Master em família)

1/1

contato@caminhosecolinas.com.br

Tel: +55 (11) 3427-7730

Rua José Vieira Martins, 270

Pedreira, São Paulo - SP - Brasil

CEP: 04466-025

Como atuamos

Institucional

instagram-logo.png

Unidades

Logo Caminhos Vertical Verde - BRANCO.pn
Logo Colinas Vertical Laranja (Branco).p