EDUCANDO OS

FILHOS NAS VIRTUDES

Por: DAVID ISACS - 27/11/2020

“Toda virtude aperfeiçoa a boa disposição daquele de quem é virtude, e produz adequadamente sua própria obra (...) Se assim for em todos os casos. a virtude do homem será então aquele hábito pelo qual o homem se torna bom e graças ao qual realizará bem o trabalho que lhe é próprio. "(1) Aristóteles, Ética a Nicômaco.

- Como vemos, virtude é a perfeição adquirida. 

ATÉ OS 7 ANOS: 

 

- Obediência. 

Antes dos sete anos as crianças apenas têm uso de razão e, portanto, o melhor que podem fazer é obedecer a seus educadores, tentando viver este dever com carinho. Mas destacar esta virtude para os pequenos não lhe tira importância para os mais velhos. A obediência se produz por uma exigência operativa razoável por parte dos pais. Haverá que exigir muito, mas em poucas coisas, dando indicações muito claras, sem confusão.  As crianças podem obedecer por medo, ou porque não há outro remédio a não ser cumprir. Estes são motivos muito pobres. Devemos animá-los, a cumprir por amor, para ajudar a seus pais, e assim começar alguns primeiros passos com relação à virtude da generosidade. 

 

- Sinceridade.

Ao mesmo tempo, devemos desenvolver nos filhos a virtude da sinceridade, porque esta exigência no fazer tem que traduzir-se paulatinamente em uma exigência no pensar - uma orientação -, e unicamente tem sentido esta orientação dos pais se se faz em torno a uma realidade conhecida. De fato, a sinceridade tem muito a ver com o pudor e voltaremos a insistir nesta virtude já na adolescência. 

 

- Ordem.

Por outra parte incluímos também a virtude da ordem por vários motivos: 1) se não se desenvolve desde pequenos, é muito mais difícil depois; 2) é uma virtude necessária para permitir uma convivência feliz; 3) tranquiliza às mães de família. E isso, sem brincadeiras, é importante. Os motivos para ser ordenados podem ser de tipo racional  ver a conveniência do ato ordenado -, apesar de que costuma ser mais razoável basear-se no carinho outra vez, apoiado no desejo que a criança pequena tem de agradar a seus pais. Também pode ser por sentido do dever como seria no caso de desenvolver a ordem utilizando um sistema de encargos. 

Estas três virtudes formarão uma base sólida para a seguir abrir-se a mais virtudes na próxima etapa.

Fonte: A Educação Das Virtudes Humanas e Suas Avaliações - David Isacs

O que é uma virtude?

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2